A Câmara de Vereadores de Guatambu aprova Moção de apoio à UDESC

Publicado em 08/05/2019 às 16:47 - Atualizado em 08/05/2019 às 16:50

No dia 07 de maio de 2019, em sessão ordinária, foi aprovada a Moção de autoria da Vereadora Rachel Dal Piva, a qual propôs Moção de repúdio e protesto contra o Projeto de Lei n. 089.4/2019, que retira recursos do Orçamento da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Na oportunidade do Diretor Geral da UDESC Oeste, Sr. Dilmar Baretta apresentou brevemente ao Plenário a trajetória e importância da Instituição de Ensino ao desenvolvimento da região. Agradeceu ainda o apoio da Casa Legislativa.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma instituição de excelência no ensino superior atuando também com pesquisa e extensão, criada em 1965 e dispõe de uma estrutura distribuída em 12 unidades em nove cidades do Estado, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância. Possui cerca de 15 mil alunos distribuídos em 59 cursos de graduação e 48 mestrados e doutorados, todos oferecidos gratuitamente. Possui um quadro de professores com mais de 95% mestres e doutores.

Em Chapecó e Pinhalzinho a Instituição tem sediados 4 cursos de graduação gratuitos: Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Zootecnia, além dos Cursos de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado Acadêmico em Zootecnia e Mestrado Profissional em Enfermagem e Atenção Primária a Saúde.

Em Guatambu, possui a Fazenda Experimental (FECEO) da UDESC Oeste, para realização de pesquisas, experimentos, demonstrações, aulas práticas e treinamentos na Área de Ciências Agrárias, em especial ao Curso de Zootecnia, que têm ênfase em Produção Animal Sustentável.

O Governo do Estado apresentou o Projeto de Lei 089.4/2019 que “Dispõe sobre as diretrizes orçamentarias para o exercício financeiro de 2020 e estabelece outras providências”, o qual propõe a redução de repasse à UDESC dos atuais 2,49% para 2,24% da receita líquida do Estado.

Em votação, os Vereadores se mostraram unânimes em aprovar e apoiar tal Moção. A qual será encaminhada via Ofício ao Exmo. Sr. Carlos Moisés da Silva - Governador do Estado de Santa Catarina.