Fechamento da estrada da FLONA - Professoras aposentadas apresentam Requerimento na Câmara de Vereadores

Publicado em 23/10/2018 às 21:07 - Atualizado em 23/10/2018 às 21:12

As professoras aposentadas do Município de Guatambu compareceram na Câmara de Vereadores na sessão ordinária do dia 23 de outubro de 2018, para apresentarem requerimento aos Senhores Vereadores com relação ao fechamento da estrada que atravessa a FLONA que liga a sede do Município ao Distrito de Fazenda Zandavalli.

O fechamento da referida estrada foi sentenciado pelo Juiz da 1ª Vara Federal de Chapecó Gueverson Rogério Farias, que julgou parcialmente procedente a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal em face do Município de Guatambu, o ICMBio, o Municipio de Chapecó e a União.

O processo teve início em 2010 e foi sentenciado desfavorávelmente ao Município de Guatambu no mês de julho de 2018.

Segundo consta nos autos judiciais, aquela estrada causa danos ambientais irreparáveis à Floresta, no que se refere a flora e a fauna, muito embora o Município tenha implementado ações mitigadoras como por exemplo, redutores de velocidade, placas avisando da travessia de animais, multas para quem transitar com som alto e jogar lixo na estrada, entre tantas outras.

As professoras aposentadas, representando a sociedade civil, requereram ao Poder Legilativo que encaminhe o manifesto apresentado, para o Senado Federal, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ao Ministério Público Federal, ao Exmo. Sr. Presidente da República, ao Ministério do Meio Ambiente e finalmente ao Juiz GUEVERSON ROGÉRIO FARIAS da 1ª Vara Federal de Chapecó, com a finalidade de sensibilizar essas autoridades diante da manifestação legítima da sociedade civil organizada do nosso Município de Guatambu contra o fechamento de tal estrada.

O Requerimento das professoras aposentadas foi aprovado por unanimidade dos Senhores Vereadores.