Secretária de Saúde apresenta relatório

Publicado em 23/10/2018 às 16:07 - Atualizado em 23/10/2018 às 16:16

A Secretária  da Saúde Elizangela Taffarel de Castro, compareceu na Câmara de Vereadores no dia 9 de outubro de 2018, às 16 horas, em atendimento ao Requerimento n. 42/2018 de autoria do Vereador João Luz Favoro.

O objetivo do comparecimento foi apresentar relatório com relação às questões relacionadas à Saúde no Município de Guatambu, falando também com relação a contratação de médicos.

A Secretária apresentou relatório sobre os valores investidos em saúde até o mês de setembro de 2018, que foram na ordem de R$ 570.000,00 no convênio com CISC-AMOSC e mais R$ 209.714,21 para exames laboratóriais, o que totaliza um investimento no ano de 18,02% da receita.

O que mais chamou a atenção dos Senhores Vereadores, é que no ano de 2018 até setembro, foram realizadas 23.770 consultas, sendo que destas 18.446 no Posto de Saúde da Sede do Município e 5.324 no Posto de Saúde da Fazenda Zandavalli.

Também chamou a atenção dos Vereadores o número de pacientes faltosos em exames laboratoriais (216 até o dia 9 de outubro) e os faltosos em exames marcados através do CIS-AMOSC (471 faltantes de janeiro a 9 de outubro).

Além disso, muitos são os cidadãos que realizam os exames e nunca mais voltam para buscá-los.

Esses números preocupam pois essas pessoas acabam tirando o lugar de outras pessoas que tem maior urgência em realizar os exames e não conseguem num menor prazo pela falta de consciência de alguns cidadãos.

Com relação aos médicos a Secretária comentou que estão fazendo tudo o que é possível para a contratação, mas que em virtude dos salários os mesmos não se interessam de vir trabalhar em Guatambu.

Disse que os cargos de médico também serão concursados e enquanto isso as contratações estão sendo feitas temporariamente, quando algum profissional se dispõe a trabalhar em Guatambu.

Na galeria de arquivos abaixo veja todo o relatório apresentado pela Secretária (arquivos em PDF e PowerPoint)