Dia do Vereador

Publicado em 01/10/2018 às 14:19 - Atualizado em 01/10/2018 às 18:42

O Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil.

A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas, dentro da Câmara dos Vereadores.

As primeiras normas que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil, foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei em 1º de outubro de 1828 (daí a origem da data em que se comemora o dia do Vereador)

Até a promulgação da Constituição de 1988 o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.

A Constituição de 1988 estabelece que a cada 4 anos haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro.

Aos antigos e atuais Vereadores de Guatambu, parabéns.

Que a missão de representar a população guatambuense nas decisões que tomam, seja sempre pautada no bem coletivo.