Servidores da Câmara recebem treinamento sobre o eSocial

Publicado em 05/04/2018 às 19:46 - Atualizado em 05/04/2018 às 19:58

Os servidores da Cãmara Municipal de Guatambu, receberam na tarde desta quinta-feira (05/04), treinamento sobre o eSocial.

"O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb."  (fonte:http://portal.esocial.gov.br)

O eSocial que já está em vigor para o setor privado, será cobrado dos órgãos públicos a partir de janeiro de 2019.

Segundo a Controladora Interna da Câmara, Leani Koch, "Apesar do prazo para implantação, não podemos deixar para a última hora, pois são muitas informações a serem cadastradas e transmitidas."